A prefeitura de Santa Maria confirmou mais duas mortes por Covid-19 nesta segunda-feira. Com os dois óbitos, que aconteceram nos dois primeiros dias do ano, o total da cidade chegou a 154.
Prefeitura ainda aguarda definições do governo federal para elaborar oferta de vacina
A vítima mais recente é uma idosa de 89 anos. Conforme a prefeitura, ela tinha registro de doença cardiovascular crônica, doença neurológica crônica e imunodepressão. A idosa deu entrada na UTi do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) em 30 de dezembro. No dia seguinte, ela teve o diagnóstico positivo para a Covid-19.
A outra vítima, que morreu em 1º de janeiro, foi uma idosa de 60 anos. Segundo o município, ela tinha registro de doença cardiovascular crônica, diabetes e asma. A idosa deu entrada na UTI do Hospital Regional em 31 de dezembro, já com diagnóstico da Covid-19, feito na UPA.
Estado nega recursos e volta a ter bandeira preta no mapa definitivo
Ambos casos serão incluídos no boletim epidemiológico a ser atualizado nesta segunda-feira. Conforme a atualização de domingo, a cidade tem 12.431 casos confirmados de Covid-19 até agora, 14 a mais em relação ao boletim de sábado. São 9.654 pessoas consideradas recuperadas, o que representa 77,6% dos casos.
OCUPAÇÃO
A taxa de ocupação de leitos de UTI em Santa Maria continua na faixa dos 80% e não tem variado nos últimos dias. No fim da tarde de segunda-feira, o mapa da Secretaria Estadual de Saúde apontou 80,6% dos leitos de UTI ocupados. A situação é resultado da soma de pacientes que tratam Covid-19 com pacientes que combatem outros tipos de doença.
Com 64 novos óbitos, RS chega a 9.018 mortes por Covid-19
A média que varia entre 79% e 81% se mantém desde a última quarta-feira. Antes disso, chegou a ficar mais elevada. No dia 26 de dezembro, a taxa ficou em 92%, uma das mais altas desde o começo da pandemia. Depois, os números registraram queda.
A taxa mais alta é da UTI do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm), que atende 100% pelo SUS. Ontem eram 89,7% leitos preenchidos. Dos 29 leitos apontados no mapa, 26 estavam ocupados: 11 por pacientes Covid-19 e outros 15 pacientes de outras áreas da saúde.
O Hospital Regional de Santa Maria contava com 28 dos 30 leitos de UTI ocupados. Na instituição, a UTI é preenchida somente por pacientes Covid-19. No Hospital de Caridade, a taxa de ocupação de UTIs foi registrada com 80%, sendo 29 pacientes de outras doenças e 19 na ala Covid-19. No Caridade, a taxa mais alta é de leitos clínicos para Covid-19 (que não são de terapia intensiva), chegando a 80,8%.